domingo, 13 de janeiro de 2013

Em estilo Gangnam


2013 está começando. E o que podemos dizer sobre o ano que terminou em poucos dias? Tratando de música, claro. Bom, é difícil tirarmos uma conclusão ou até mesmo iniciarmos uma análise mais profunda sobre o assunto agora, pois devemos considerar que os 365 dias que compõe o ano são apenas passos na caminhada cultural e comportamental em que a música se insere. Mas a cada dia surge uma novidade diferente e que poderá se tornar uma tendência capaz de atingir cidades de todo o planeta e chegar aos ouvidos de todas as gerações.

Sucesso no Youtube, nas televisões, nas rádios, em festas... Música, dança, estilo, psy. Você já deve estar imaginando o que é. Sim, exatamente isso! O hit que marcou 2012: Gangnam Style, do estiloso rapper PSY (Park Jae-sang), um dos maiores destaques da Coreia do Sul. E, realmente, é inegável a grandiosidade e a rápida popularização do single. O sucesso foi decorrente não só do ritmo que acaba nos contagiando logo de cara, mas principalmente dos engraçados passos de dança do rapper Psy, da conhecida “dança do cavalo invisível”. Mas invisível não é a palavra certa ao nos referirmos ao clipe, já que ele ultrapassou a marca de 1 bilhão de visualizações no Youtube. E os números não param por aí! Gangnam Style chegou até no Guinness Book por ser o clipe com mais “likes” no Youtube (6.514.440). Esse sucesso não é para qualquer um, hein?!


E ainda tem mais! Não é que Psy conseguiu unir o ritmo “chiclete” e os divertidos passos de dança a uma crítica social? Pois é. Gangnam, a capital da Coreia do Sul, é um distrito marcado pela riqueza e luxuosidade. É exatamente isso que o rapper critica em sua canção. Qual a finalidade de tanta cobiça e tanta inveja como ocorre nesse pequeno espaço do Seul? É assim que o clipe retrata o “estilo de vida Gangnam”, com curiosas cenas gravadas na própria capital, e letra que fala sobre a “namorada perfeita”. Fazendo uso da ironia, Psy diz, na música, que a mulher ideal é aquela que gosta de beber café e que sabe aproveitá-lo. Mas como assim?! O café acabou tornando-se símbolo de riqueza e alto estilo de vida (um grande exemplo disso é a fama da rede Starbucks). É por isso que as damas de primeira classe de Gangnam economizam no almoço, mas esbanjam na xícara de café.

"Dança do cavalo invisível" do sul-coreno Psy e, à direita, o pequeno e rico distrito de Gangnam

Impressionante, não?! E o que será que virá em 2013 para tomar conta do universo musical? 


Camila Pasin

Nenhum comentário:

Postar um comentário