domingo, 15 de fevereiro de 2015

Ira do Vate



"Somos a banda Ira de Vate, fundada em 1994 pelos irmãos Luiz e Luciano Ravazo, com o intuito de divertimento e entretenimento. Nessa primeira etapa, apenas apresentávamos em festas de igrejas, aniversários e churrascos de amigos e familiares. Com a saída do guitarrista e do baterista, a banda ficou parada sem grandes projeções para o futuro.  Já em 2008, a banda voltou e começou a se apresentar em alguns eventos mais fechados, com covers de Legião Urbana, Paralamas, Titãs, Biquini Cavadão e outros. Nessa época, a banda chegou a se apresentar recebendo cachê. Porém, com a saída do guitarrista e com o nascimento dos filhos dos fundadores, a banda terminou sem perspectiva de volta. 

Ainda em meados de 2008 e 2009, todos os equipamentos da banda foram vendidos encerrando um sonho de adolescência. Foi então que surgiu o Guilherme Toledo, garoto de apenas 15 anos, que reacende a chama da banda. Guilherme havia desmanchado sua banda e Luiz Ravazo, Luciano Ravazo e Matheus Storti, que já havia tocado guitarra em curto período com a Ira de Vate. Juntou-se com Shimi, que sempre foi integrante da banda, trocando o teclado pelo baixo.

Foi no começo de 2013 que a banda ressurgiu. Tudo aconteceu apenas como uma diversão, além da vontade de se fazer música própria. Em questão de tempo, percebemos a facilidade e a química dos integrantes em construir e criar as músicas com letras muitas vezes escritas há  mais de 10 anos. Decidimos, então, gravar um CD em estúdio com sete músicas, intitulado como Ordem e Progresso. Dedicamos quase um ano para a gravação do disco. Em paralelo, gravamos nosso primeiro clipe e também trabalhamos em algumas músicas covers, com um repertório composto somente por Rock Nacional.

Atualmente, estamos tocando nossas músicas e alguns covers, em bares e eventos em Campinas e região. Iremos participar do nosso primeiro festival com a música “Guerras Urbanas”, composta em Indaiatuba, em setembro de 2014.

Vate significa o "dom de fazer poesia" ou "profeta". Temos muita influência no Rock Nacional dos anos 80, Plebe Rude, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Golpe de Estado e outras bandas como Iron Maiden, Angra, Pink Floyd, Metallica, Helloween, entre outras. Acreditamos no som forte, com músicas que tenham o que dizer, e que cause, naqueles que estão ouvindo, algum impacto. Atualmente, estamos abrindo espaço nessa árdua e complicada divulgação de nosso trabalho, pois acreditamos em nosso som, acreditamos em nossa mensagem e nas nossas atitudes.

EP Ordem e Progresso e videoclipe

Lançamos nosso primeiro EP “ Ordem e Progresso”, com letras tratando sobre contestação política, comportamento social, além de algumas experiências pessoais dos integrantes. As letras foram influenciadas por bandas dos anos 80, como Plebe Rude, Legião Urbana, Capital e Golpe de Estado. O Ira de Vate tem como objetivo deixar mensagens de impacto e reflexão em suas músicas, com um som com muitos riffis de guitarras e bateria intensa.

Juntamente, gravamos nosso primeiro videoclipe, Ordem e Progresso, que retrata os protestos que aconteceram no ano de 2013, e que acreditamos ter sido um marco na história, influenciando positivamente na política do país. Nossas letras e músicas, muitas vezes direcionadas a criticar a situação atual do país, nos arremete a uma esperança de que o nosso país pode mudar com a força do povo.

Agora estamos trabalhando em novas músicas e, ao longo de 2015, pretendemos gravar mais três ou quatro músicas e lançar um disco com onze canções, juntamente com aquelas já gravadas no EP. Também estamos tentando participar de festivais e eventos de músicas próprias, pois não queremos ser uma banda cover."

Integrantes:

Luiz Ravazo: vocal
Luciano Ravazo: guitarra
Guilherme Toledo: bateria
Matheus Storti: guitarra solo

Nenhum comentário:

Postar um comentário