terça-feira, 20 de outubro de 2015

Planta e Raiz, Oriente e Criolo marcam presença no Encontro das Tribos em São José dos Campos

Camila Pasin

O reggae e o rap mostraram mais uma vez sua união na sexta-feira (16) em São José dos Campos/SP. Organizado pela Sound Projects Eventos, o Encontro das Tribos reuniu Planta e Raiz, Criolo e Oriente em uma só noite. Em torno das 22 horas, as primeiras pessoas começavam a chegar no Clube de Campo Luso Brasileiro. Além do salão onde aconteceram os shows, havia também espaços externos, um para convivência com mesas e barracas de vendas de comida, artesanato e produtos das bandas, e do outro lado do salão, uma tenda eletrônica com uma vista privilegiada da cidade.

O festival se desenrolou de forma espontânea. Das boas vibrações do Planta e Raiz às denúncias de Criolo às questões sociais, até as densas críticas políticas de Oriente, a energia do Encontro das Tribos foi se intensificando ao longo das horas.

Com um setlist repleto de canções de toda a carreira da banda, Planta e Raiz levou paz e ritmo ao público presente no encontro. “Com Certeza”, “O Que Você Disse”, “Tô no Barato” e “Se Liga Naty Dread” foram algumas das músicas contempladas na apresentação.

Depois, foi a vez de Criolo e sua banda dominarem o palco do Luso Brasileiro, começando por “Convoque seu Buda”, música que também dá nome ao último disco lançado pelo músico, em 2014. Com uma performance inagualável, Criolo exalou emoção ao expressar através de suas canções sentimentos e críticas. Mostrou também a pluralidade de seu rap, com o samba em “Fermento pra Massa” e reggae na “Pé de Moleque”, além de outras influências que integram o repertório no cenário hip-hop.


Direto de Niterói, o grupo de rap Oriente fechou a noite. Bruno Silva foi quem deu os primeiros acordes com seu violino, introduzindo os versos de Nissin Instantâneo e Chino. Cantaram diversas músicas do disco “Desorientado”, como “Ideologia” e “Vagabundo Também Ama”, e deram uma prévia do próximo álbum, “Yin Yang”, com as canções já lançadas como singles “O Exército de Ninguém” e “Nome aos Bois”, além dos improvisos e beatbox de Geninho. Com críticas a artistas pops da atualidade, Oriente clamou pela contra-cultura e reinvidicou justiça na política brasileira ao iniciar um coro contra o presidente da Câmara Eduardo Cunha.


Com a aproximação do sol, se encerrava o Encontro das Tribos em São José dos Campos, que deixou marcado na história do Luso grandes nomes da música atual reunidos numa mesma noite.

Confira também a galeria de fotos do evento feita pelo Entre Bandas: 
(Você também pode ver o álbum das fotos clicando aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário